A importância do Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que teve início em meados de 1990, como uma corrida beneficente na grandiosa cidade de Nova Iorque. Porém, o movimento alcançou o território brasileiro somente em 2002. Hoje, seu principal objetivo é despertar a atenção de homens – embora os casos sejam considerados raros – e mulheres sobre a detecção precoce e prevenção do câncer de mama.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), foi revelado que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019, o que é correspondente a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no país. Considerando a alta incidência do câncer de mama, podemos afirmar que a análise e acompanhamento da população a respeito das causas, sinais, diagnóstico e prevenção precoce da doença são fundamentais.

A Olimpark abraça a causa e estimula a conscientização, mas adverte: só o Outubro Rosa não é suficiente. Frequentemente, a conscientização só é estimulada de modo geral em períodos habituais. Isto é, de certa forma, há a negligência do problema por parte da maioria da população durante o resto do ano, o que resulta nos dados alarmantes da doença.

De acordo com uma pesquisa feita por instituições brasileiras e americanas, em parceria com o Ministério da Saúde, foi constatado que 12% das mortes em decorrência do câncer de mama seriam evitadas somente com exercício físico regular. Diante disso, é preciso reforçar: o câncer de mama deve ser abordado e discutido acerca, sem a existência de tabus ou aversão ao resultado durante o exame.

feito por F E R A

WhatsApp chat